A importância da SIPAT

A importância da SIPAT


Você já deve ter ouvido falar do termo SIPAT. Ele significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O termo semana nem sempre corresponde à realidade, pois a empresa pode organizar as atividades em menos tempo, mas o fato é que o evento é muito importante para prevenir não apenas os acidentes de trabalho em si, mas também a ocorrência de doenças ocupacionais.

Quer conhecer mais sobre a SIPAT? Não deixe de ler este post!

 

Quem organiza a SIPAT?

De acordo com a legislação, uma das atribuições da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – é a organização da SIPAT. De acordo com NR-5, isso deve ser feito anualmente e em conjunto com o SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.

 

Quais os objetivos da SIPAT?

São muitos os objetivos. Veja alguns deles a seguir:

 

  • Buscar criar uma cultura de segurança dentro do ambiente laboral.
  • Mostrar aos funcionários os riscos da ocorrência de acidentes de trabalho a que eles estão expostos cotidianamente.
  • Orientar os colaboradores sobre a importância de prevenir não apenas os acidentes, mas também as doenças ocupacionais.
  • Chamar atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental tanto quanto da saúde física.
  • Envolver todos os colaboradores no mesmo objetivo, independente de sua posição hierárquica na empresa.

 

É importante frisar que a SIPAT não precisa ter apenas palestras. Ela pode ser composta por jogos, gincanas, oficinas, entre outras ações.

 

Escolha do tema

Cada edição da SIPAT costuma ter um tema. Não há temas predefinidos. É importante que a CIPA, em parceria com o SESMT, conhecendo a realidade da organização, definam conjuntamente um tema que faça sentido para os colaboradores e seja útil para motivá-los a participarem do evento.

Vale frisar que esta é uma atividade obrigatória. Portanto, a empresa deve liberar a maioria dos colaboradores para participar da SIPAT.

 

A organização do evento

Planejar um evento como esse não é simples. Por isso é importante contar desde o início com um cronograma.

Para elaborá-lo, reúna a equipe CIPA/SESMT e comece com a discussão sobre o tema a ser abordado. A definição em conjunto é importante porque a temática precisa ser interessante para empregados e empregadores, além de relevante segundo a avaliação da SESMT.

Uma vez definido o tema, o próximo passo é começar a pensar nas atividades a serem realizadas e no tempo de duração da SIPAT. Só depois que isso estiver definido será possível efetivamente criar um cronograma e delegar tarefas para todos os envolvidos.

 

Se você necessita de ajuda para organizar a SIPAT da sua empresa, a Connapa pode ajudar! Temos grande experiência na área e profissionais que podem, inclusive, palestrar no evento. Venha conversar com nossa equipe!