A importância da SIPAT

Conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no trabalho é uma obrigação da empresa e dos responsáveis, que é regulamentada na legislação trabalhista. Para tanto, foi criada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que tem o objetivo de realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Porém, a semana de prevenção só é realizada por normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), obrigatória em toda organização e instituição que possua trabalhadores dependentes de um salário, mesmo que o risco desse trabalho seja mínimo. Cabe à CIPA identificar os possíveis riscos, no ambiente de trabalho dos funcionários, e alertá-los sobre o cumprimento das normas presentes na legislação. Além de realizar ações preventivas, como avaliações, verificações e implementações de toda exigência presente na lei que protege o trabalhador.

As atividades informativas da SIPAT são as gincanas, palestras, sorteios, atividades motivacionais, entre outras. A fim de criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários que compõem a organização. Assim como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas, que tornam seu trabalho um ambiente mais seguro, digno e em constante melhora.

sipat-trabalhador

Funcionário atento

 

O empregado também deve observar questões relacionadas ao local de trabalho e sugerir melhoras na prevenção de acidentes, doenças e segurança para o bem de todos os envolvidos, independente de cargo e responsabilidade que ele assume na instituição. Ainda que demais obrigações sejam da CIPA e de seu respectivo presidente, vice-presidente e secretário, que representam a comissão dentro da empresa.

A realização das atividades durante a SIPAT é tão importante quanto qualquer outro evento realizado durante o ano. O tema escolhido pelos organizadores deve ser diferente a cada edição do encontro, assim como as atividades lúdicas, isso motivará os empregados a compreender a importância da SIPAT como garantia de condições do exercício de sua profissão, não apenas como norma regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

 

Fonte: Saúde e Vida