Saiba o que é SESMT!

As pessoas buscam cada vez mais se qualificar para o mercado de trabalho. Especializações, cursos, idiomas, tudo para alcançar lugares de destaque em meio a tanta concorrência.

Na verdade o que todos querem é encontrar uma boa empresa para trabalhar que ofereça não apenas um emprego, mas um lugar que proporcione bem estar e segurança.

Hoje em dia as empresas precisam oferecer mais que um simples trabalho, precisam pensar em como o emprego reflete na vida de seus funcionários. Elas precisam se preocupar com a saúde dos trabalhadores.

É pensando nisso que surgiu o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, uma equipe que reúne profissionais de saúde e de segurança visando proteger a integridade física dos funcionários.

Esse serviço tem a função de proteção do trabalhador no seu local do trabalho, para evitar acidentes e doenças ocasionadas nas empresas.

SESMT

O Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e pode incluir profissionais como médico do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho. O SEMST foi criado depois da ocorrência de um grande número de acidentes envolvendo funcionários nas empresas. Hoje o sistema também alerta os colaboradores sobre novas doenças que podem aparecer no ambiente do trabalho e procura evitar acidentes que prejudicam as empresas e os funcionários.

Cada profissional do SESMT tem uma função diferente e realiza importantes atividades para colaborar com a empresa e os trabalhadores.

O médico do trabalho realiza consultas, tratam os pacientes, implementam ações de prevenção de doenças, além de ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

O engenheiro de segurança do trabalho atua na gestão de segurança e saúde ocupacional visando a redução de perdas ocasionadas por acidentes de trabalho, além de exercer outras funções.

O enfermeiro do trabalho lidera a equipe de enfermagem dando assistência aos funcionários nos hospitais, ambulatórios, ou até mesmo dentro dos setores de trabalho, além de outras funções.

O técnico de segurança do trabalho colabora para implementação da política de saúde e segurança no trabalho, realizando auditorias, acompanhamentos, entre outras funções.

 

Fonte: Saúde e Vida