Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA é uma sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, sendo que este se trata de um conjunto de atividades tomadas com o objetivo de preservar a saúde e integridade de trabalhadores através de uma série de ações que evitam os riscos no ambiente de trabalho, de acordo com normas de sustentabilidade, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais. Isso é feito por meio de diversas análises, como o levantamento de riscos, os planejamentos que estabelecem metas e as prioridades da empresa, cronogramas, estratégias e metodologias, que são exigidas pela legislação do trabalho.

Fazendo parte de um dos programas que protegem os funcionários em seu ambiente de trabalho, o PPRA foi criado pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, que pertence ao Ministério do Trabalho. Agentes físicos, químicos e biológicos são considerados, de acordo com a sua concentração na natureza, fatores de risco que podem influenciar na saúde dos trabalhadores envolvidos nessas atividades. Portanto, o que o PPRA faz é determinar o tempo de exposição que estes funcionários podem enfrentar perante essas situações de risco, baseando-se em estudos e análises.

Os agentes físicos se referem à manutenção de equipamentos no ambiente de trabalho. Para isso, são analisados os ruídos, temperaturas, índices de ionização e radiação, entre outros. Os agentes químicos se referem aos gases, vapores, névoas, poeiras e neblinas, enquanto os agentes biológicos baseiam-se na manipulação de seres vivos microscópicos, como fungos, bactérias, vírus e parasitas, entre outros. Os riscos mecânicos, ou seja, os riscos de acidente, e os riscos ergonômicos também estão incluídos PPRA como adendos.

De acordo com a lei, todas as empresas, de todos os portes, que possuem assalariados devem cumprir com os requisitos do PPRA, que está previsto e garantido na legislação trabalhista. Quando as normas do Programa não são cumpridas, as indústrias, fábricas, hotéis, escolas e todos os tipos de estabelecimentos, podem ser multados e até interditados.

ppra

Metodologia – PPRA

• Antecipação e conhecimento de todos os riscos no que envolve o ambiente de trabalho;
• Planejamento de prioridades;
• Metas de avaliação e controle;
• Análise dos riscos e índice de exposição dos funcionários;
• Medidas de controle, com avaliações pertinentes sobre a sua eficácia;
• Monitoramento da exposição aos fatores de risco;
• Registro;
• Divulgação dos dados.

 

Fonte: Saúde e Vida