Como reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais?

Como reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais?


É considerada doença ocupacional aquela que o trabalhador adquire em função do desempenho das suas atividades laborais e/ou das condições de trabalho a que é submetido. Infelizmente, elas são bastante comuns, apesar de haver uma série de normas e requisitos que as empresas de diversas áreas precisam atender.

O post de hoje vai tratar exatamente desse assunto, apontando formas de as organizações reduzirem a ocorrência desse tipo de doença, o que é benéfico não apenas para o trabalhador, mas também para elas próprias que, além de melhorarem sua reputação, também reduzem consideravelmente seu custo com licenças médicas e até indenizações decorrentes de processos judiciais.

Acompanhe o post!

 

Doenças ocupacionais: estatísticas

É difícil obter estatísticas atualizadas sobre as doenças ocupacionais no país porque é muito comum que elas venham acompanhadas de outro dado: o número de acidentes de trabalho que, aliás é assustador em nosso país e um dos maiores do mundo.

Além disso, são muito comuns os casos de subnotificação, quando, por diversos motivos, não chega aos órgãos oficiais, como a Previdência Social, a informação sobre o acometimento do funcionário com uma doença desse tipo. Infelizmente, lesão por esforço repetitivo (LER), asma ocupacional e surdez são alguns dos problemas de saúde mais comuns.

 

Como diminuir esses números?

As organizações podem e devem atuar para reduzir os casos de doenças ocupacionais. Para isso, podem adotar algumas das ações abaixo:

 

  • Promover o uso de EPIs – não basta adquirir os EPIs para cumprir as regras e não fiscalizar os funcionários para saber se estão usando corretamente o material. Palestras sobre a importância desse tipo de equipamento, bem como a forma adequada de usá-lo e o manter também são importantes.
  • Fale sobre os riscos – infelizmente os colaboradores precisam ser constantemente lembrados de que realizam atividades laborais que podem lhes trazer sérios riscos à saúde. Portanto, seja incansável em promover conscientização sobre isso.
  • Ouça seu time – crie um espaço de escuta entre seus funcionários. Assim eles se sentirão mais à vontade para esclarecer dúvidas e relatar pontos de melhoria.
  • Não abra mão dos exames periódicos – doenças ocupacionais são comumente fáceis de serem detectadas se a empresa fizer o acompanhamento adequado dos seus colaboradores. Para isso, os exames periódicos são essenciais nessa identificação e no investimento em uma rotina de prevenção.
  • Invista no bem-estar do time – promover hábitos saudáveis, e incentivar a prática de atividade física fora do ambiente de trabalho são algumas das ações que podem ser adotadas visando ao bem-estar dos colaboradores.

 

A Connapa é uma empresa com anos de experiência no segmento de SST, oferecendo todo o suporte para que as organizações se mantenham em dia com suas obrigações e cultivem uma cultura de prevenção às doenças ocupacionais. Venha conversar conosco!