Consultoria em Segurança do Trabalho: quem deve contratar?

Consultoria em Segurança do Trabalho: quem deve contratar?


Como você já sabe, investir em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é mais do que uma necessidade, sendo uma obrigação das empresas. Isso porque há uma série de normas fixadas as quais todas as organizações, independente de seu porte ou segmento devem se adequar.

Esse processo de adequação pode variar dependendo de uma série de questões, mas o fato é que muitas empresas acabam optando por uma consultoria em SST com o intuito de manter seu negócio sempre em dia com a legislação.

Mas quem deve contratar uma consultoria? O post de hoje falará sobre isso e muito mais! Acompanhe!

 

O que é e o que faz uma consultoria em SST?

Pequenas e médias organizações geralmente contam com um quadro de funcionários mais enxuto e especializado na atividade-fim que prestam. Isso significa que a maior parte da equipe se responsabiliza pelo trabalho focado no nicho de atuação da empresa e que as outras atividades são desempenhadas por profissionais externos.

Por exemplo, é comum que essas organizações contratem uma consultoria/assessoria contábil para lidar com parte de suas obrigações financeiras e até uma consultoria em SST para lhe orientar sobre como promover a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

Portanto, a consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho é uma empresa que pode ser contratada por outras para cuidar exclusivamente da adequação dessas organizações a todas as normas e leis no segmento de SST, indicando e até organizando ações que visem à proteção, segurança e qualidade de vida dos colaboradores.

 

Que tipo de empresa deve contratar uma consultoria em SST?

Na verdade, todas as empresas são obrigadas a se manter em dia com a lei, respeitando as regras estabelecidas para que o exercício da atividade profissional dos colaboradores se dê da maneira mais segura possível.

A questão é que grandes organizações, em função da demanda de trabalho, costumam criar mais setores/departamentos específicos, que vão além da sua atividade-fim. Portanto, é mais difícil que empresas de maior porte necessitem dos serviços de uma consultoria, pois elas se estruturam de maneira diferente.

Porém organizações menores, especialmente as de pequeno e algumas de médio porte, por questão de custo, acabam focando mais na atividade-fim e tendem a contratar mais consultorias e assessorias, isto é, empresas especializadas naquela determinada área, que contam com profissionais experientes no assunto e focados apenas nele, os quais conhecem não apenas a legislação, mas a maneira mais adequada de implementar e conduzir ações.

 

A Connapa é uma assessoria em SST com mais de 10 anos de experiência nesse mercado. Venha conversar com nossa equipe e entender o que podemos fazer por você!