O que é análise preliminar de risco e o que deve constar?

O que é análise preliminar de risco e o que deve constar?


A análise preliminar de risco, conhecida como APR, é um estudo feito em detalhes de cada uma das etapas que envolvem a rotina de trabalho de um profissional. O objetivo dela é identificar eventuais riscos no ambiente laboral, os quais possam causar acidentes e assim prevenir que estas situações ocorram.  Quer saber mais sobre a APR? Continue lendo este post!

 

A APR é obrigatória?

Em alguns casos sim. É preciso conhecer as normas regulamentadoras para avaliar as situações em que ela é necessária, mas citaremos aqui algumas:

 

  • Trabalhadores que exercem suas atividades em altura.
  • Colaboradores que atuam em ambientes confinados.
  • Funcionários que desempenham instalações e serviços de eletricidade.
  • Pessoas que atuam na construção civil.
  • Indivíduos que fazem trabalhos com inflamáveis.
  • Gente que lida com equipamentos e máquinas.

 

Quais os objetivos de uma APR?

Como dissemos, o principal objetivo é identificar potenciais riscos no exercício do trabalho e assim preveni-los, mas há outros. Conheça-os:

 

  • Antecipar-se a problemas que possam surgir no desempenho da função.
  • Estabelecer procedimentos de segurança para o exercício do trabalho.
  • Orientar as pessoas acerca dos riscos envolvidos na execução das tarefas.
  • Eliminar ou reduzir a possibilidade de que ocorram falhas humanas e mecânicas no ambiente laboral.
  • Informar aos trabalhadores sobre os procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa.
  • Auxiliar na escolha dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – a serem usados no trabalho.
  • E muito mais.

 

Quem participa da elaboração da APR?

O profissional de segurança do trabalho da instituição juntamente com os funcionários envolvidos na atividade que está sendo mapeada.

 

O que deve constar na APR?

 O documento deve ser o mais completo possível, mas os dados inseridos podem variar bastante em função do segmento da empresa e da natureza das atividades desenvolvidas. Para isso, é interessante incluir dados como:

 

  • Um perfil das instalações da empresa, podendo inclusive adicionar fotos.
  • As especificações técnicas dos equipamentos utilizados no exercício da função.
  • Uma lista completa dos riscos que a equipe identificou e quais as suas causas, bem como os efeitos que, em cada caso, um incidente pode causar, incluindo a gravidade de cada cenário.
  • A depender do ramo de atividade da empresa, explicitar aspectos como as substâncias a que os funcionários ficam expostos, detalhando suas propriedades químicas e físicas e grau de toxicidade, bem como potencial de inflamabilidade.
  • Apresentação dos sistemas de proteção e dos protocolos de segurança definidos. Medidas preventivas e corretivas devem ser explicitadas.

 

A APR é mais um instrumento previsto pela legislação para garantir a segurança dos funcionários. Se sua empresa precisa construir uma APR, temos profissionais experientes e qualificados que podem oferecer toda a consultoria necessária para a realização desta atividade. Entre em contato conosco hoje mesmo!