O que é PPRA de uma empresa?

O que é PPRA de uma empresa?


É comum haver dúvidas sobre todas as obrigações trabalhistas que as empresas devem ter em relação aos seus funcionários. Hoje vamos falar de um dos deveres em relação à saúde dos colaboradores: o PPRA. Entenda agora do que se trata, sua importância e como elaborar o PPRA da sua organização!

 

O que é PPRA?

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – é um plano que cada empresa deve elaborar a fim de tornar o ambiente de trabalho mais seguro para seus empregados.

A legislação trabalhista entende que qualquer atividade profissional possui fatores de risco para um funcionário, sejam eles de ordem física ou mental. Por exemplo, um trabalhador de uma indústria que esteja em contato com ruídos elevados, inalação de substâncias tóxicas e/ou manuseio de materiais perigosos pode desenvolver problemas de saúde decorrentes disso.

De igual forma, uma secretária, por passar a maior parte do dia sentada e lidar com o público, está exposta ao estresse do escritório, a problemas motores por movimentos repetitivos, a ter doenças circulatórias por ficar a maior parte do dia sentada, entre outros.

É por isso que é importante desenvolver um PPRA específico para cada empresa: com ele é possível impedir ou diminuir a probabilidade de que ocorram acidentes ou desenvolvimento de determinadas doenças em função do exercício da atividade profissional, o que é bom tanto para os colaboradores como para a instituição.

 

Quem é responsável pelo PPRA?

Já sabemos que toda empresa deve elaborar um PPRA. Mas quem é o responsável por fazê-lo?

Apesar de a legislação não deixar isso explícito, é importante que este plano de ação fique a cargo de um profissional com formação no assunto que, neste caso, se trata do técnico ou bacharel do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

 

O que tem no PPRA?

Cada PPRA trata das especificidades da empresa em questão, mas todos precisam apresentar determinadas informações. Conheça algumas delas:

 

  • Mapeamento de riscos

Um programa de proteção deve primeiramente identificar que tipo de perigos há no ambiente, quais são os equipamentos ou condições que dão origem ao risco, quantos colaboradores estão diretamente expostos a ele, etc.

 

  • Estratégias de ação

Após a identificação dos riscos, o responsável passa a analisar como a empresa pode eliminar as fontes de perigo ou reduzir o impacto de seus efeitos. Para isso, ele irá apresentar propostas de ação para que isso aconteça: troca de máquinas, compra e distribuição de equipamentos de proteção, reforma no espaço laboral, treinamentos específicos, conscientização dos riscos, entre outras.

 

  • Formas de avaliação

Em geral, o PPRA é planejado anualmente, o que possibilita ao responsável pensar em ações que sejam aplicáveis a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, é importante que ele preveja momentos de avaliação em que se verifique se as metas estão sendo alcançadas ou se é momento de rever e mudar as estratégias.

 

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