PCA: por que é importante?

PCA: por que é importante?


Não é nenhuma novidade que o objetivo da SST – Saúde e Segurança do Trabalho – é buscar sempre o bem-estar do colaborador.

Essa área tão importante está amparada em uma série de regras, entre elas a Norma Regulamentadora 09, que menciona a preservação da saúde e da integridade do trabalhador, sempre buscando exercer controle sobre os riscos ambientais presentes no ambiente laboral.

Nesse sentido, cada empresa, a depender do seu ramo de atividade, terá riscos específicos, entre eles a exposição a altos níveis de ruído que possam ocasionar no funcionário algum tipo de perda auditiva.

É exatamente para evitar que isso aconteça que existe o PCA – Programa de Conservação Auditiva – com o intuito de prevenir esse tipo de problema, considerando que, em algumas situações, ele não pode ser revertido.

 

Por que implantar o PCA?

A resposta mais óbvia seria para se adequar à legislação, considerando que em organizações nas quais os trabalhadores estejam expostos a ruídos elevados – maiores que 80 decibéis (db) – devem obrigatoriamente contar com o Programa.

Porém não se trata apenas disso. Problemas relacionados à saúde do ouvido podem motivar afastamentos e até aposentadorias, trazendo para a empresa redução da produtividade e, consequentemente, dos lucros.

Ademais, colaboradores que percebem a preocupação dos seus empregadores com seu bem-estar costumam trabalhar muito mais satisfeitos, trazendo assim melhores resultados.

 

Por que o PCA é importante?

Primeiramente porque ele é um programa de prevenção, ou seja, atua antes que o problema se agrave e o funcionário possa ter uma lesão irreversível. Secundariamente porque ele é formulado por um profissional especializado, geralmente um fonoaudiólogo, médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, que conhece os instrumentos necessários para atuar de forma efetiva.

Outro aspecto é que estamos apontando problemas no aparelho auditivo, mas esse não é o único fator desagradável que o ruído elevado causa nas pessoas. Ele também tem o poder aumentar o estresse, causar isolamento social, gerar perturbações no sono e muito mais. Tudo isso também afeta a vida e consequentemente a produtividade de uma pessoa.

 

Como o PCA funciona na prática?

Em empresas que possuem o Programa, a realização periódica do exame de audiometria é bastante comum. Ele é um dos instrumentos mais importantes para o acompanhamento da saúde auditiva do colaborador.

Palestras e treinamentos sobre a importância e a rotina de uso dos EPIs e EPCs – Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva – também são bastante frequentes e necessários, pois esses instrumentos são criados para proteger a audição do funcionário.

 

A Connapa é uma empresa especializada na criação e gerenciamento do PCA, assim como em outros programas na área de SST. Fale com nossa equipe hoje mesmo e conheça melhor nosso trabalho!