Profissionais de segurança do trabalho: quais as diferenças?

Profissionais de segurança do trabalho: quais as diferenças?


Por este ser nosso segmento de atuação, frequentemente falamos de temas ligados à Segurança do Trabalho aqui no blog. Esta área é muito importante para as empresas por diversas razões, principalmente por promover a saúde e proteger os colaboradores de acidentes, o que faz com que se sintam mais seguros no ambiente laboral.

No dia a dia das organizações, esse trabalho costuma ser realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e regulamentado por uma série de normas e leis. É um grupo de profissionais se Segurança do Trabalho que faz com que tudo isso saia da teoria e possa ser posto em prática na empresa. Conheça-os neste post!

 

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Essa função vem sendo cada vez mais substituída pela de técnico, que requer mais formação – Ensino Médio Completo.

No dia a dia das organizações, este profissional costuma atuar em atividades similares às que realiza em clínicas e hospitais, como, por exemplo, auxiliar outros profissionais de Segurança do Trabalho a ministrar primeiros socorros e dar treinamento aos colaboradores.

 

Técnico de Segurança do Trabalho

Este profissional tem como uma de suas principais funções inspecionar os locais onde as pessoas trabalham a fim de verificar a existência de fatores de risco de acidentes ou de doenças ocupacionais.

Uma vez que os detecte, seu trabalho envolve sugerir mudanças e divulgar aos funcionários através de cartazes e avisos as formas de prevenir que esses problemas aconteçam.

 

Enfermeiro do Trabalho

É quem administra o setor de enfermagem da empresa. Isso significa que este profissional está envolvido na prestação dos serviços de assistência aos colaboradores, não apenas atuando, mas acompanhando a atuação do técnico e/ou do auxiliar de enfermagem.

Aplicação de medicamentos prescritos e vacinas, elaboração de curativos e coleta de material para exames de análises clínicas são apenas algumas das atribuições do enfermeiro do trabalho.

 

Médico do Trabalho

É quem está habilitado a realizar os exames periódicos dos empregados, tendo o conhecimento necessário para fazer exames clínicos e interpretar imagens e/ou laudos de exames complementares.

Todo o seu trabalho em exames periódicos tem por objetivo manter em dia a saúde dos colaboradores e rastrear eventuais danos que o trabalho executado possa causar ou já ter causado a ela para assim instruir os gestores da empresa na realização de atividades.

 

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Esse profissional atua bastante no âmbito de assessoria. É ele que, através da análise do local e das condições de trabalho, pode determinar as necessidades da organização a fim de criar ou reformular as ações que visem a prevenir a ocorrência de doenças laborais e/ou acidentes.

Essas ações incluem, por exemplo, a indicação de uso de EPIs e EPCs, a mudança de algumas rotinas e a elaboração de campanhas que possam manter os colaboradores informados sobre as ações a serem executadas para tornar o ambiente laboral cada vez mais seguro.

 

A Connapa tem em seu quadro de colaboradores todos esses profissionais de Segurança do Trabalho. Se você necessita de uma organização que possa cuidar disso para manter sua empresa sempre em dia com a legislação, converse conosco hoje mesmo!