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Substituição do PPRA pelo PGR

Substituição do PPRA pelo PGR

Você sabia que estava previsto para agosto de 2021, mas foi prorrogado para ocorrer em janeiro de 2022 a saída de cena do PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – e sua substituição pelo PGR – Programa de Gerenciamento de riscos?

Mas, afinal, o que motivou a alteração e o que efetivamente muda com o fim do PPRA? É sobre isso que falaremos neste post! Siga lendo!

 

O que é o PGR?

Como o próprio nome diz, o programa tem como principal objetivo gerenciar os riscos. Trata-se de um documento que detalha as ações e processos da empresa para prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, buscando assim proteger não apenas aos colaboradores, mas também o meio ambiente.

 

O que motivou a mudança?

Em março de 2020, houve mudança na redação de duas NRs (normas reguladoras): a 01 e 09. Na prática, elas se complementam quando se trata de planejar o controle de riscos e colocá-lo em prática. Uma das alterações foi exatamente a extinção do PPRA.

 

O que efetivamente muda?

Trata-se de uma boa notícia, especialmente para as pequenas e médias organizações que terão seus custos reduzidos e lidarão com menos burocracia para implementar o programa.

Para quem ainda tem dificuldade com os meios digitais, é importante se apressar para resolver a questão, pois a nova redação das NRs já prevê a prestação de informações apenas nesse formato.

As normas estabeleceram uma série de requisitos. É importante que, ao contratar qualquer serviço de saúde e segurança do trabalho, você busque verificar se ele já se adequou às mudanças. Caso já tenha um parceiro realizando este tipo de atividade, esteja atento a verificar se ele já englobou as novas regras à sua rotina.

 

Revisão constante

Com as alterações, o PGR se torna mais dinâmico, requerendo revisões constantes. Talvez você precise realizar uma revisão imediatamente. Se este não for o caso, o documento precisará ser revisado bianualmente – de dois em dois anos.

Caso seu sistema de gestão já tenha sido implementado, a legislação prevê que, a cada três anos, o PGR passe por uma revisão.

 

A Connapa é uma empresa do grupo Evicon especializada em Saúde e Segurança do Trabalho. Dispomos de profissionais com formação e experiência, os quais podem lhe oferecer toda a assessoria necessária não apenas na transição do PPRA para o PGR, mas também na implementação de outros programas.

Investir na segurança dos seus colaboradores é essencial, pois os torna mais motivados e seguros, além de manter sua empresa em dia com as obrigações legais. Venha conversar com nossa equipe!

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