5 benefícios comprovados da ergonomia no local de trabalho

5 benefícios comprovados da ergonomia no local de trabalho


Pensar em ergonomia no ambiente de trabalho é pensar em melhora da qualidade de vida no trabalho, aumento de produtividade e até mesmo em retenção de talentos.

Estabelecer ou melhorar o processo de ergonomia do local de trabalho da sua empresa deve estar no topo da sua lista de prioridades. Isso porque um local de trabalho adaptado às necessidades ergonômicas dos trabalhadores oferece um grande potencial de produção a baixos custos de investimento.

Na verdade, as empresas líderes estão integrando profundamente a ergonomia em todas as suas operações. E não é de se admirar quando você dá uma olhada nos benefícios de um processo de ergonomia eficaz.

Benefícios de um processo de ergonomia no local de trabalho

Confira abaixo cinco dos benefícios comprovados de um protocolo de ergonomia implementado no local de trabalho – todos eles comprovados por diversos estudos, sobretudo na área de engenharia do trabalho.

1. A ergonomia reduz os custos operacionais

Ao reduzir sistematicamente os fatores de risco ergonômicos, você pode evitar dispendiosas doenças musculoesqueléticas. Isso representa uma oportunidade de economia significativa de custos para o trabalhador e para a empresa, quando há cobertura de plano de saúde. 

Alguns números reportados mostram uma redução considerável em condições de saúde ao adaptar a ergonomia:

  • 59% de redução média de Distúrbios Musculoesqueléticos;
  • Redução média de 65% na taxa de incidência;
  • Redução de 75% nos dias de trabalho perdidos;
  • Redução de 68% nos custos de compensação do trabalhador;
  • Redução de 39% no custo por sinistro.

2. A ergonomia melhora a produtividade

As melhores soluções ergonômicas geralmente melhoram a produtividade. Ao projetar um trabalho que permita uma boa postura, menos esforço, menos movimentos e melhores alturas e alcances, a estação de trabalho se torna mais eficiente e o ganho de produtividade pode chegar a até 25%.

3. A ergonomia melhora a qualidade da mão de obra

A má ergonomia leva a trabalhadores frustrados e fatigados que não fazem o seu melhor trabalho. Quando a tarefa de trabalho é muito desgastante fisicamente para o trabalhador, eles podem não realizar seu trabalho como foram treinados. 

Por exemplo, um funcionário pode não apertar um parafuso com força suficiente devido a uma alta exigência de força, o que pode criar um problema de qualidade do produto.

Com a ergonomia certa, a redução em erros operacionais pode atingir até 67%.

4. A ergonomia melhora o engajamento dos funcionários

Os funcionários percebem quando a empresa está se esforçando ao máximo para garantir sua saúde e segurança. Se um funcionário não sentir fadiga e desconforto durante o dia de trabalho, isso pode reduzir a rotatividade, diminuir o absenteísmo, melhorar o moral e aumentar o envolvimento do funcionário. Os números mostram o seguinte:

  • Redução média de 48% na rotatividade de funcionários;
  • Redução média de 58% no absenteísmo dos funcionários.

5. A ergonomia cria uma cultura de segurança

A ergonomia mostra o compromisso da sua empresa com a segurança e a saúde como um valor fundamental da cultura do local. 

O efeito cumulativo dos quatro benefícios anteriores da ergonomia é uma cultura de segurança mais forte para sua empresa. Funcionários saudáveis ??são seu bem mais valioso; criar e fomentar a cultura de segurança e saúde em sua empresa levará a um melhor desempenho humano para sua organização.

Vale ressaltar que locais cujos riscos relacionados à ergonomia são iminentes precisam ter isso identificado como antecipação de risco e agir para controlá-los, uma vez que a má ergonomia pode, até mesmo, causar riscos mecânicos do trabalhador em relação a maquinários.

A verdade é que do chão de fábrica ao escritório, todos se beneficiam de uma política bem estabelecido de ergonomia no local de trabalho.