A importância do exame demissional

A importância do exame demissional


A maior parte das pessoas que já trabalhou em empresas sabe que, antes de iniciar as atividades, um exame admissional é feito, ao passo que, quando do desligamento do funcionário dessa organização, um exame demissional também é realizado.

Porém, muitos não entendem exatamente o motivo de precisarem ser avaliados por um profissional, geralmente um médico do trabalho, nessas e em outras ocasiões específicas, como quando mudam de função ou retornam de uma longa licença, por exemplo.

A resposta para estas perguntas está no PCMSO, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que é obrigatório a fim de preservar a saúde dos colaboradores. Hoje falaremos mais especificamente sobre o exame demissional e sua importância. Acompanhe!

 

O que é um exame demissional?

Como o próprio nome diz, é um exame feito quando o trabalhador é demitido da empresa. Ele é obrigatório, geralmente é feito por um médico do trabalho, e seu objetivo é avaliar as condições de saúde do colaborador no momento em que ele é desligado da organização e, cumpre esclarecer que é ela que paga pela avaliação e não o funcionário.

 

Por que o exame é importante?

Por que ele é uma garantia legal, não apenas para a empresa, mas para ambas as partes, de que o trabalhador não adquiriu ou teve qualquer problema de saúde agravado ao deixar a empresa.

Infelizmente, doenças adquiridas no exercício do trabalho são cada vez mais comuns e, a longo prazo, elas podem levar o trabalhador a longos períodos de afastamento na busca por tratamento. Em alguns casos, esses problemas de saúde podem se agravar a ponto de incapacitar uma pessoa para o exercício do seu trabalho.

Nesse sentido, o exame demissional não deve ser menosprezado porque seu laudo pode, inclusive, ser documento fundamental para embasar uma ação trabalhista na justiça, garantindo assim os direitos da pessoa e o cumprimento das obrigações por parte da empresa.

 

Apesar da relevância do exame e da sua obrigatoriedade, a verdade é que nem todas as organizações, sobretudo as de pequeno e médio porte, possuem um setor específico de SST que possa se responsabilizar por tudo o que envolve o PCMSO e por isso a contratação de uma consultoria como a Connapa é uma excelente opção.

Ao contrário de uma clínica terceirizada, que apenas disponibilizará um profissional para realizar o exame e emitir o laudo, a Consultoria está apta a cuidar de tudo relacionado a este e a outros programas, assegurando o cumprimento integral das obrigações da organização no que diz respeito à Saúde e à Segurança do Trabalho! Agende hoje mesmo uma reunião!