A importância do uso de EPIs e a conscientização

A importância do uso de EPIs e a conscientização


Se dermos uma olhada rápida no Anuário Brasileiro de Proteção, que traz dados sobre os acidentes de trabalho no país e no mundo, vamos ver que o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e China.

Se for considerar os números de acidentes do trabalho em geral, ocupamos o 5º lugar, logo depois do México, França, Alemanha e Estados Unidos.

A verdade é que a maioria dessas situações poderia ter sido evitada se o uso de EPIs fosse feito de maneira adequada.

A NR6 estabelece com clareza as obrigações sobre os equipamentos, fabricantes, empresa e usuário, e se todos fizessem a sua parte, os números podem ser menores.

Por isso sempre é valido falar que a importancia do uso do EPI deve começar pela conscientização, seja dos riscos, ou das boas praticas com o equipamento e a atividade que será desenvolvida.

Para que serve um EPI?

A NR6 define EPI (Equipamentos de Proteção Individual) da seguinte forma: é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Para que seja considerado dessa forma, é fundamental que o equipamento possua o Certificado de Aprovação (CA), que serve para assegurar que o produto tenha sido fabricado de maneira correta, de acordo com as regras de segurança para o trabalhador.

A função do EPI é oferecer proteção, segurança e integridade física aos trabalhadores, e antes de adotar os equipamentos, outras medidas de controle de risco devem ser tomadas, a fim de eliminar, controlar ou atenuar os agentes do ambiente.

O empregador é obrigado a fornecer aos colaboradores, de maneira gratuita, todos os EPIs adequados aos riscos do trabalho que ele precisa. Esses equipamentos também devem estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Responsabilidade e deveres do empregado e empregador

A segurança do trabalho é um dever de todos, ou seja, todos devem fazer a sua parte e olhar pela segurança do outro. É importante que todos tenham conhecimento das suas responsabilidades para que possam atuar em prol do trabalho mais seguro.

  • Responsabilidades da empresa: adquirir o EPI adequado ao risco da atividade, exigir o uso, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, substituir imediatamente quando danificado ou extraviado, responsabilizar-se pela higienização e manutenção e comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade.
  • Responsabilidades do colaborador: usar o EPI, responsabilizar-se pela guarda e conservação, comunicar ao empregador qualquer alteração que tenha tornado o EPI impróprio para uso e cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

A importância do uso do EPI para a segurança do trabalhador vai além de evitar multas para a empresa, pois o foco aqui é proporcionar um ambiente mais seguro para os colaboradores, promovendo também a qualidade de vida de cada um dentro da empresa.

Essas ações ainda colaboram para a produtividade da equipe que poderá desenvolver as atividades em segurança e com tranquilidade. Por isso, a empresa deve lembrar que fornecer EPIs adequadamente é uma forma de cuidado com o trabalhador e também é um ato de responsabilidade.