Como uma APR é realizada?

Como uma APR é realizada?


Manter os trabalhadores seguros é o principal objetivo das equipes de SST e para isso, os riscos no ambiente de trabalho precisam ser analisados, independente da área de atuação da empresa.

É para isso que existe a APR (Análise Preliminar de Riscos).

O número de acidentes de trabalho no Brasil é preocupante, o que nos indica que a exposição aos riscos ocupacionais devem ser melhor controlados e monitorados.

Foram registradas 17.725 mortes nos ambientes de trabalho e apenas em 2021, foram comunicados 571,8 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 33% em relação a 2020, conforme indicadores publicados pelo Radar SIT.

A APR é uma ação onde os profissionais devem conduzir diversas situações como, nas atividades realizadas em altura, construção civil, mineração, ambiente hospitalar, postos de gasolina e outros locais.

O que é a APR

A APR é prevista em várias NRs, e nada mais é que uma inspeção ou um levantamento prévio e detalhado sobre todos os riscos que possam estar presentes em um ambiente de trabalho.

Após esse levantamento de riscos ocupacionais, ações preventivas devem ser propostas, para evitá-los.

Quando realizada na construção civil a APR analisa cada etapa das tarefas exercidas na empresa e identifica os possíveis erros que podem ocorrer e se tornar acidentes e vai indicar formas para reduzir esses erros.

Em todo ambiente de trabalho é fundamental ter APR, e podemos dizer que seus objetivos são:

  • Identificar os riscos em todos os setores da empresa, abrangendo todos os cargos;
  • Orientar os trabalhadores sobre estes riscos e incentivá-los a se prevenirem;
  • Criar processos e técnicas para priorizar a Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Planejar toda a prevenção, em partes para cada etapa do trabalho e cada ambiente diferente;
  • Prevenir todos os acidentes, sejam eles causados por falha humana ou mecânica.

Ela é obrigatória para trabalhos em altura e mesmo que não seja obrigatória em algumas áreas, é sempre bom realizá-la para evitar possíveis riscos.

Além do engenheiro de segurança, os membros da CIPA devem participar da realização da APR, e também o máximo de colaboradores possível, para que seja coletado o máximo de informações possível e todos os riscos sejam evitados.

  • Algumas questões que podem ser debatidas:
  • Os trabalhadores estão expostos a alguma fonte geradora de riscos?
  • Os trabalhadores ficam em contato com alguma fonte geradora?
  • Por quanto tempo o trabalhador fica exposto ou em contato com esta fonte?
  • Qual a frequência dessa exposição?
  • Qual é a distância entre o trabalhador e a fonte?

As NRs são diretrizes que garantem a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho e por isso as APRs devem seguir seus itens.

As análises podem ser realizadas na forma de auditoria de segurança, podendo usar a tecnologia para ajudar, preenchendo um checklist, que vai traçar as medidas de prevenção como ações preventivas.

Toda área de atuação possui seus riscos, riscos ocupacionais que quando não são eliminados podem acabar em acidentes ou provocar agravos na saúde dos trabalhadores.

Qualquer ambiente de trabalho, mesmo sendo considerado não perigoso, é necessário realizar a APR.