Evolução da gestão de risco e da segurança do trabalho

Evolução da gestão de risco e da segurança do trabalho


Ao longo dos anos, a segurança no local de trabalho evoluiu de um foco no comportamento do funcionário e na conformidade com as legislações para um foco na cultura, condições seguras e conformidade com os objetivos da organização.

No entanto, para alcançar um desempenho de segurança de classe mundial, a segurança deve ser integrada à cultura da empresa. As empresas que demonstram um compromisso com a segurança e o bem-estar da vida de seus funcionários estão demonstrando ativamente sua dedicação a uma cultura no local de trabalho que valoriza a saúde e a segurança.

No geral, as empresas que priorizam a segurança e uma abordagem de “pessoas em primeiro lugar” chegam ao topo. Isso porque as empresas sabem que os resultados são proporcionados por seus funcionários e se preocupam em mantê-los seguros e felizes em seus cargos.

Evolução da segurança do trabalho na última década

Houve muitas mudanças positivas na segurança nos últimos 10 anos, começando com empresas intensificando investimentos em apoio a culturas de segurança.

Isso se deve a uma compreensão regulatória mais profunda e maior conscientização sobre o papel que os empregadores desempenham em manter os funcionários protegidos contra acidentes, doenças e morte.

E dimensões ainda mais específicas, como fabricantes que desenvolvem equipamentos de proteção individual (EPI) polivalentes, confortáveis ??e até estilosos, o que resulta em maior adesão e conformidade.

No geral, a tecnologia está melhorando a segurança no local de trabalho, alterando fundamentalmente a forma como o treinamento, monitoramento, relatórios e compensação do trabalhador são feitos.

Os funcionários podem aproveitar as novas tecnologias para gerenciar riscos e melhorar a comunicação de alta velocidade em tempo real com mais eficiência. Agora vemos que a pandemia desafiou as suposições sobre segurança, saúde e bem-estar do trabalhador e ajudou a intensificar o foco das empresas na mitigação de riscos.

Os avanços na tecnologia tornaram as práticas de trabalho seguras cada vez mais viáveis.

Alguns recursos que geram entusiasmo em termos de tecnologia e segurança do trabalho incluem o uso de câmeras de segurança que também podem gerar dados críticos de segurança, e robótica e tecnologias de realidade virtual que continuarão a ajudar a aumentar o acesso à educação e ajudar a evitar lesões ou mortes.

Também se vê um grande potencial nos wearebles, com a capacidade de rastrear biometria, ler códigos de barras e gerar alertas se houver exposição a elementos tóxicos.

 

Essa tecnologia não está apenas melhorando a eficácia dos programas de segurança e reduzindo riscos, mas também pode aumentar a conscientização dos funcionários sobre o quanto os empregadores se preocupam com eles e suas equipes.

Cultura de segurança vs. engajamento dos funcionários

Implementar uma cultura de segurança eficaz requer reunir níveis dentro de uma empresa para trabalhar em um objetivo comum tão importante quanto manter as pessoas seguras e saudáveis.

Assim, os funcionários veem em primeira mão os investimentos e as medidas tomadas pelos empregadores para protegê-los de lesões e doenças potenciais.

Isso pode ajudar a aumentar o envolvimento dos funcionários, a satisfação no trabalho e o senso de comunidade, ajudando a fortalecer a cultura corporativa de uma organização e garantir o engajamento do time.