Luxação e fratura em ambiente de trabalho: veja a diferença

Luxação e fratura em ambiente de trabalho: veja a diferença


Pense na seguinte situação: você está trabalhando e seu colega de repente sofre uma queda, tendo uma fratura. Certamente você se mobilizará para acionar a emergência o mais rápido possível, mas a verdade é que, muitas vezes, a pessoa necessita de atendimento imediato e isso pode ser a diferença entre salvar a vida dela ou perdê-la por falta de conhecimento médico básico.

É justamente por isso que os cursos de primeiros socorros são importantes porque eles possibilitam a qualquer pessoa receber informações que fazem toda a diferença em situações como a que retratamos acima.

No post de hoje, falaremos sobre as diferenças entre fraturas e luxações. Continue lendo o post para saber mais!

 

Fratura x luxação: qual é a diferença?

Você provavelmente sabe que ambos os nomes se ligam a problemas que podem ser sofridos nos ossos, não é? Sim, é exatamente isso!

A diferença é que a fratura acontece quando o osso se quebra. Algumas vezes, isso acontece sem que se veja um sinal aparente, o que chamamos de fratura fechada, mas há casos em que o osso rompe a pele, ficando visível e apontando para a quebra. Essas situações recebem o nome de fratura exposta.

A luxação, por outro lado, não implica quebra, mas sim deslocamento do osso. Em áreas como ombros, mandíbulas e cotovelos, ela é mais comum.

Pode parecer que a luxação é menos perigosa do que a fratura, mas a verdade é que não é bem assim. Quando um osso se desloca, ele pode afetar o funcionamento de toda a estrutura em volta, como os nervos e vasos sanguíneos próximos, daí a importância de receber atendimento médico o mais rápido possível.

 

O que fazer para ajudar?

Ter conhecimento de primeiros socorros nesses casos ajuda a evitar que a lesão piore, aumentando ainda mais a dor do acidentado e até piorando a situação, o que elevaria seu tempo de recuperação.

Nesses casos, procure:

  • Imobilizar o local – você pode usar uma tala. Se tiver um material para apoiar, como um papelão ou uma revista ou jornal dobrado, por exemplo, pode utilizar. Geralmente a imobilização ajuda a reduzir a dor.
  • Não deixar que a pessoa se movimente muito – ações assim podem piorar o estado dela. Quanto menos o indivíduo se mexer até que chegue o atendimento especializado, melhor.
  • Cobrir o ferimento – se houver fratura exposta e ela estiver sangrando muito, comprima o local com um pano limpo. Isso ajuda a impedir que o sangue saia em grande quantidade. Se não houver muito sangramento, apenas cubra o local.
  • Não tente colocar o osso no lugar – isso é trabalho para profissionais especializados.

 

A Connapa dispõe de um curso de primeiros socorros para oferecer às empresas. Temos profissionais com experiência e formação técnica habilitados a ensinar as técnicas de primeiros socorros a todos os seus colaboradores. Fale conosco e conheça as condições!