(11) 3226-2177 (11) 98781-0578 atendimento para clínicas e exames (11) 99903-0664 atendimento comercial

O que é preciso para trabalhar com higiene ocupacional?

O que é preciso para trabalhar com higiene ocupacional?

O termo “higiene ocupacional” envolve a antecipação de possíveis riscos no ambiente de trabalho, buscando sempre o bem-estar dos colaboradores. Para saber mais sobre essa área e o que é preciso para trabalhar nela, continue lendo.

 

Quais são os objetivos da Higiene Ocupacional?

O trabalho com higiene ocupacional envolve a prevenção de riscos que possam causar doenças no ambiente laboral e está dividido em 4 diferentes etapas. Conheça agora cada uma delas:

 

1.    Antecipação dos riscos

O profissional avalia os riscos e age de forma preventiva, através de ações e processos que possam ser implantados no local de trabalho.

 

2.    Reconhecimento dos riscos

Essa etapa é de estudo. O higienista ocupacional estuda o ambiente laboral para identificar agentes físicos, biológicos ou químicos que podem estar presentes e afetar a saúde ou a integridade física dos colaboradores.

 

3.    Avaliação dos riscos

Depois de identificar os agentes perigosos através dos estudos e das análises necessárias, é preciso avaliar e conhecer os limites para essa exposição e se eles estão de acordo com a Norma 15 (NR-15) do MTE (Ministério do Trabalho).

 

4.    Controle dos riscos

O profissional que trabalha com higiene ocupacional nessa fase já antecipou, reconheceu, avaliou e agora precisa eliminar ou controlar os riscos.

 

O que faz um higienista ocupacional?

Este profissional trabalha para cumprir os 4 objetivos da higiene ocupacional nas empresas. Então, se uma organização, por exemplo, quer adquirir um novo maquinário o higienista deve ir a campo e antecipar eventuais riscos antes da compra, como, por exemplo, ruídos e outros problemas que podem fazer com que a empresa tenha prejuízos com esta nova aquisição.

Cada um dos objetivos requer uma série de ações práticas a fim de zelar pelo bem-estar dos colaboradores. Cabe a este profissional estar sempre atento ao ambiente laboral, inclusive, quando preciso, coletando amostras que possibilitem a ele avaliar os riscos.

 

Quem são os profissionais que trabalham com higiene ocupacional?

A profissão de higienista ocupacional está incluída no CBO – Código Brasileiro de Ocupações – e tem uma associação, a ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais.

É importante saber que não há ainda uma lei que regulamente a profissão e por isso o higienista ocupacional não precisa ter uma formação específica, mas é necessário possuir sólidos conhecimentos na área de exatas (química, física e matemática), além de entender de toxicologia e biologia.

A ABHO tem buscado certificar os profissionais da área, estabelecendo critérios rigorosos para isso. Conheça mais detalhes sobre a certificação a seguir.

 

Como acontece a certificação?

É necessário atender a alguns pré-requisitos estabelecidos e provas de conhecimentos na área e de títulos. A cada cinco anos, é preciso refazer a certificação, para sempre se manter atualizado.

 

A Connapa é uma empresa que lida com segurança, saúde no trabalho e higiene ocupacional. Se você necessita de consultoria nesta área, temos profissionais especializados que podem lhe orientar. Fale conosco hoje mesmo!

Obtenha um orçamento gratuito

atendimento
WhatsApp
Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.