Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho: como prevenir?

Riscos ocupacionais no ambiente de trabalho: como prevenir?


Os riscos ocupacionais fazem parte da vida de diversas categorias de trabalhadores. Eles podem ser definidos como circunstâncias que geram a possibilidade de afetar a saúde de um colaborador e por isso a empresa deve buscar minimizá-los o máximo possível.  

Isso é importante e necessário a fim de evitar acidentes de trabalho, sobretudo no Brasil, que figura no topo da lista de países onde esse tipo de problema mais ocorre. Isso sem contar os afastamentos do trabalho, que reduzem a produtividade das empresas e podem afetar para sempre a saúde do funcionário.

Por tudo isso, é muito importante saber como preveni-los deixando o ambiente laboral seguro e respeitando a legislação. Neste post, veja dicas de como fazer isso!

 

EPIs e EPCs são essenciais

O uso de equipamentos de proteção individual e coletiva é essencial para que o ambiente de trabalho seja mais seguro. A lista de equipamentos pode variar bastante em função da atividade exercida, mas é importante saber que eles são essenciais e que a empresa é quem os deve fornecer.

 

Divulgue os riscos

É necessário que as organizações invistam em divulgação para que os colaboradores possam entender a que riscos estão sujeitos e o que podem fazer para minimizá-los. Palestras, e-mails e materiais impressos são excelentes maneiras de fazer isso.

 

Enxergue SST como investimento

Enquanto você enxergar a saúde e a segurança do trabalho (SST) como gasto, sua empresa não fará o melhor possível pelos colaboradores. SST é investimento porque funcionários que são bem tratados trabalham mais felizes, se ausentam menos do trabalho e produzem muito mais.

 

Não abra mão dos exames periódicos

Os exames são uma excelente forma de acompanhar o bem-estar dos funcionários e saber se as ações tomadas estão sendo bem-sucedidas. Então busque sempre manter o histórico de cada colaborador em dia, com as informações de saúde em ordem. Assim, se algum problema aparecer, o quanto ele for detectado e tratado, melhor.

 

Conte com uma boa assessoria

Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte e não tem um setor inteiramente dedicado à saúde e à segurança do trabalho, é importante contar com uma boa assessoria nesse sentido. É ela que pode lhe orientar sobre quais são as normas regulamentadoras da sua área – caso haja –, bem como indicar os caminhos para cumprir a legislação.

 

A Connapa é uma empresa que atua no segmento de SST há vários anos e conta com uma equipe experiente que pode lhe oferecer informações preciosas para o sucesso da sua organização. Agende agora mesmo uma visita!